top of page

TRANSEUNTES:Estudos em Performance e Teatro Performativo foi criado em abril de 2012 a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas e em espaços alternativos. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador em São João Del-Rey, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219) Coordenação:Marcelo Rocco

Morra! Mas antes confira nossas liquidações! (2013 - 2014) 

 

A morte como um souvenir. A tragédia anunciada: A morte violenta de uma adolescente mostra com todos podem consumir e lucrar sobre tal acontecimento. Desde os reporteres sensacionalistas até os representantes comerciais con suas stands de vendas contendo fotos, camisetas e pôsteres da menina. Todos querem se sentir pertencentes, próximos à vìtima.Os parentes da menina desejam a projeção na mídia. A morte como um espetáculo. A frágil vida noticiada incessantemente pelos meios de comunicação. Todos retiram um pedaço daquele corpo. E a menina vai se esvaindo. O que importa é fazer o espectador ficar sentado em sua poltrona observando. Atento. Entre um comercial e outro a notícia da tragédia vai sendo desmembrada. Dilacerada. Esgotada. Num oferecimento de WALLITA. Aproveite as nossas liquidações!

 

DEUS É FIEL - Marca Registrada (2015)

 

Espetáculo performativo acerca de determinados extremismos religiosos que desprezam e atacam identidades. O lucro a partir da fé alheia, homofobia, a submissão da mulher na atualidade também são temas deste espetáculo feito de fragmentos esquecidos, de estilaços pontiagudos, de assassinatos sem culpados.

 

Fotos do espetáculo:

Registros do processo:

bottom of page