top of page

EM FLUXO: Vermelho

 

      Autores: Iolanda de Lourdes e Pedro Mendonça

 

O espaço urbano é um lugar de passagem pouco usufruído pelos transeuntes que circulam aquele meio habitual. O sujeito transita, olha, mas não vê de fato por onde passa já que é uma paisagem a qual seus olhos estão acostumados. Tendo em vista essa premissa, podemos observar a necessidade de ampliação de formas de relação com os espaços públicos, considerando que nossa sociedade caminha para um afastamento das relações com o meio físico e com o outro execrando tudo o que não é de âmbito privado.

[...], a suspensão do curso dos pedestres como uma tentativa de efetivar as diversas relações corporais, sensitivas visa mobilizar o espectador a atentar não só para a sua presença, mas para outras pessoas, coisas, espaços ao redor da cidade em múltiplos focos de atenção. (ROCCO, M.; 2013)

Um indivíduo à ação poderá não se lembrar do que viu, nem mesmo se lembrar do que passou, mas sua modificação aconteceu no exato momento de maneira interna quando observou a obra com indiferença ou curiosidade. Quando se muda o espaço, o lugar é observado como um todo.

bottom of page